topo

SOHO HAIR

O Hideaki Iijima, criador do sistema Soho, que hoje conta com mais de 30 salões, nasceu em 15 de setembro de 1950, na cidade de Kodama, no estado de Saitama, próxima a Tóquio. Filho de um barbeiro e de uma dona de casa, Iijima teve uma infância difícil no Japão pós-guerra, mas conseguiu concluir o colegial. Na hora de escolher a profissão, o dilema: seguir a carreira do pai ou tornar- se cabeleireiro. Escolheu a segunda opção, porque se tratava de um campo de trabalho em plena ascensão. Em março de 1968 formou-se pela escola de cabeleireiros de Omiya, também em Saitama. Posteriormente, foi aprovado no exame que o governo japonês realiza para qualificar os melhores profissionais da área.
Filosofia -
Mottainai é uma dessas palavras sem tradução, mas com profundo significado. Tudo o que poderia ser poupado ou preservado – e por qualquer razão deixa de ser – é mottainai. Embora se pareça com “desperdício”, mottainai é, na verdade, um modo de vida, uma atitude consciente de cuidado com tudo o que nos cerca.
Mais do que nunca mottainai é uma palavra atual. Em tempos de aquecimento global, desmatamento de florestas, uso descontrolado dos recursos energéticos, a prática do mottainai se impõe como a tábua de salvação do planeta.
Se queremos deixar um futuro para as próximas gerações, precisamos incorporar à nossa rotina o uso consciente da água, da eletricidade, dos combustíveis, dos alimentos e do lixo que produzimos diariamente.
Esta atitude de preservação e cuidado com o ser humano e o meio ambiente faz parte da filosofia do Soho, como o seu DNA. Cuidamos da auto-estima e do bem-estar das pessoas, criando cabelos mais atuais e bonitos, ao mesmo tempo em que preservamos a natureza – varrendo as ruas da cidade, por meio das ações da Zeladoria do Planeta Brasil – e fazemos a integração das culturas, através do Festival Yosakoi Soran, a dança mais expressiva do Japão moderno, embora tenha profundas raízes no folclore regional japonês.
É dessa fusão de atitudes, que traz os melhores dos valores japoneses para o Brasil, que o Soho escreve a sua própria história. Olhamos o futuro, sem abandonar o passado. E assim cultivamos as melhores cabeça.
A técnica de massagem aplicada durante o tratamento do cabelo é uma demonstração de boas-vindas, um convite à eliminação das tensões do dia a dia. No princípio era feita de maneira informal. Hoje, um profissional do sistema Soho passa aos alunos da Academia o conhecimento adquirido em leituras científicas a respeito da “massagem com as pontas dos dedos”. Toques precisos nos pontos certos: quem espera um tratamento convencional se surpreende e assimila a idéia de que não se trata apenas de um simples tratamento de cabelo.
Ao mesmo tempo que se integrava ao Movimento de Zeladoria do Planeta, começando ele próprio a varrer as ruas do Parque da Aclimação, Iijima implantou entre seus colaboradores o Dojo, uma reunião que realizava 4 vezes por semana, com grupos de 5 a 10 pessoas e duração de 4 ou 5 horas, para falar de sua experiência de vida. Exercicíos de respiração e postura, meditação e relaxamento, preparam os participantes do Dojo para tarefas solidárias que envolvem um profundo conceito de limpeza, tanto de ambientes como da alma, numa ação comunitária desempenhada com as mesmas habilidades e responsabilidades com que manejam seus utensílios de cabeleireiros.


  (11) 3168-8776
Whatsapp da loja SOHO HAIR  (11) 3078-2098
Rua Tabapuã, 746    + desta rua

FAVORITOS