topo

PÁROQUIA SÃO GABRIEL ARCANJO

A história da paróquia de São Gabriel Arcanjo tem início na década de 30 do século passado, com a chegada ao Brasil do Fr. Isidoro de Teves. Capuchinho italiano, o Frei idealizou a construção de uma capela, de um local para frades e de um local transitório para os agonizantes no bairro. Para tanto Fr. Isidoro conseguiu a doação de um terreno, de propriedade dos herdeiros de Dona Gabriela Augusta da Silva que era muito devota de São Gabriel e manifestou o desejo que a Igreja a ser construída tivesse o nome de São Gabriel Arcanjo.
Foi no dia 13 de novembro de 1939, que o então Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom José Gaspar Afonseca e Silva, através de um decreto, criou oficialmente a Paróquia de São Gabriel Arcanjo do Jardim Paulista, proveniente de um desmembramento das Paróquias do Jardim América, Indianópolis e Santa Generosa.
Foi nomeado Pároco o Pe. Paulo Aurisol Cavalheiro Freire, o qual, mesmo não tendo tomado oficialmente posse, providenciou a escritura definitiva do terreno doado pelos herdeiros de Dona Gabriela e começou rezar missas ao ar livre junto aos alicerces do que mais tarde seria a capela da igreja de São Gabriel Arcanjo do Jardim Paulista.
Com a conclusão das obras da capela, nossa paróquia foi finalmente instalada, e o pároco oficial – Mons. Humberto Manzini – nomeado, o que ocorreu no dia 20 de outubro de 1940.
Mons. Humberto permaneceu no cargo até 1949 quando renunciou por motivos de saúde. No dia 24 de julho de 1949 tomou posse o novo pároco, Pe. Benedito Marcondes Pereira.
Pe. Marcondes esteve à frente da paróquia até 1996, ano de seu falecimento. Nesse período desenvolveu intenso trabalho de busca de doações e conversões, além de incentivo à confissão e comunhão. Ademais, atribui-se ao Pe. Marcondes a realização da grandiosa obra de nossa igreja atual.


  (11) 3887-4839
Av. São Gabriel, 108    + desta rua

FAVORITOS