topo

DRA. ELIZABETH SANTANA - Oncoegenetica

Com mais de uma década dedicada à estudos e especializações em território nacional e internacional, a oncologista e oncogeneticista Dra. Elizabeth Santana dos Santos construiu um currículo que evidencia sua alta capacitação. Com experiência acumulada, a médica atua ajudando no diagnóstico precoce do câncer e colaborando para a prevenção dos pacientes com predisposição hereditária à doença.
Após formatura pela Faculdade de Medicina em 2004, a Dra. Elizabeth Santana fez residência de clínica médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) e de Oncologia Clínica no A. C. Camargo Cancer Center. Ainda durante a residência, a oncologista e oncogeneticista realizou programas de observership — em que é possível assistir procedimentos, cirurgias e conferências de ensino — no departamento de Oncologia Clínica no Instituto Português de Oncologia (Lisboa – Portugal), no departamento de Oncologia Ginecológica no MD Anderson (Houston – EUA) e no departamento de patologia mamária do Institut Gustave Roussy (Villejuif – França).
Pós-graduação no exterior e publicação de artigos
Essas experiências internacionais foram fundamentais para que a Dra. Elizabeth decidisse realizar sua pós-graduação no exterior. Assim, a médica iniciou um programa de research fellowship no departamento de patologia mamária do Institut Gistave Roussy e optou por fazer mestrado em Oncogenética na Universidade Paris XI, com projeto desenvolvido no departamento de genética do Institut Curie (Paris – França).
Em seguida, a Dra. Elizabeth Santana prosseguiu sua trajetória acadêmica para obtenção do título de PhD em Biologia Celular e Molecular também pela Universidade Paris XI, onde desenvolveu um projeto no domínio da predisposição hereditária ao câncer de mama e ovário, desta vez em colaboração com o departamento de genética do Institut Curie (Paris, França) e Institut Gustave-Roussy (Villejuif, França). Sua pesquisa também contemplou a correlação da predisposição hereditária com a resposta aos tratamentos destes tumores. Durante o PhD ela realizou em paralelo uma pós-graduação em oncogenética clínica no departamento de genética do City of Hope Cancer Center, Califórnia-EUA.
A oncologista e oncogeneticista publicou diversos artigos científicos na sua área de atuação, sendo muito deles pioneiros no segmento. Além disso, a especialista acumula experiências profissionais em hospitais que são referências na área da Oncologia e oncogenética, tais como:
A. C. Camargo Cancer Center;
Hospital Sírio-Libanês;
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo — Icesp.
Como é o trabalho da Dra. Elizabeth Santana?
Com a missão de propor estratégias para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer, prezando pela qualidade de vida do paciente, a oncologista e oncogeneticista ajuda a combater e prevenir o câncer por meio de decisões baseadas em evidências. O intuito é oferecer qualidade de vida e promover a manutenção da saúde, sempre levando em consideração as necessidades e expectativas dos pacientes.
Pacientes com diagnóstico de câncer em idade precoce, que têm diversos casos de câncer na família e indivíduos que desejam prevenção ao câncer podem ser bastante beneficiados pelo trabalho da Dra. Elizabeth. Isso porque, com base em um estudo individualizado do histórico de câncer pessoal e familiar, a oncogeneticista poderá avaliar se o paciente e sua família apresentam características que evoquem predisposição hereditária que favoreçam o desenvolvimento do câncer.
Caso uma mutação seja identificada, a especialista fará uma orientação baseada em evidência e personalizada para o paciente e sua família. Isso permite que o indivíduo tenha sua saúde monitorizada e usufrua medidas para diagnóstico precoce e redução do risco de morte por câncer.
Quem deve procurar um oncogeneticista?
O aconselhamento genético é recomendado tanto para pacientes que já possuem diagnóstico de câncer como para pessoas saudáveis, mas com importante histórico familiar de câncer. Em ambos os casos recomenda-se que esses indivíduos sejam avaliados em consulta com um oncogeneticista para avaliar se um teste genético é indicado para identificar mutações capazes de favorecer o desenvolvimento de tumores malignos.
Em algumas situações específicas (tais como cânceres de mama, ovário, pâncreas e próstata) pacientes oncológicos devem ser submetidos ao mapeamento genético para garantir um melhor direcionamento do tratamento a ser administrado. Caso seja identificada uma alteração genética relacionada ao câncer hereditário no mapeamento genético, estratégias para redução de risco e o acompanhamento periódico passam a ser recomendados para o paciente e para os membros de sua família.
O mapeamento genético pode permitir que o oncogeneticista entenda como um determinado câncer foi originado, ajudando diretamente na identificação do tratamento mais adequado e na prevenção de novos casos entre os familiares do paciente. Trata-se, portanto, de um acompanhamento que favorece tanto a saúde de um paciente oncológico como a de seus familiares.
Vale lembrar que um exame positivo para mutações genéticas hereditárias associadas ao câncer não significa necessariamente que o indivíduo irá desenvolver a doença. Por mais que tais alterações aumentem o risco para o aparecimento de tumores malignos, a área da Oncogenética atua oferecendo abordagens para reduzir os riscos de desenvolvimento da doença.
Aconselhamento genético -
O aconselhamento genético é uma avaliação realizada pelo médico geneticista que tem como finalidade identificar condições hereditárias capazes de afetar um indivíduo e suas futuras gerações. Durante a consulta de oncogenética, a Dra. Elizabeth inicia o chamado aconselhamento genético, e discute com o paciente (com base no seu histórico pessoal e familiar) sobre o risco de desenvolver câncer, se existe indicação ou não da realização do mapeamento genético, as implicações dos possíveis resultados deste mapeamento, assim como as medidas eficazes para a redução de risco.
Após a realização do mapeamento genético e com base no resultado, a oncogeneticista oferece suporte e aconselhamento a respeito do resultado do teste, sobre a síndrome hereditária associada à alteração encontrada e sobre os tumores mais comumente relacionados àquela mutação, além da discussão de quais medidas são eficazes para a redução de risco. Sempre visando a qualidade de vida do paciente, a especialista identifica a melhor atitude a ser tomada para prevenir a doença e fornece toda a orientação necessária para o acompanhamento do paciente.
Para conhecer melhor o trabalho da Dra. Elizabeth Santana e entender como a oncologista e oncogeneticista pode contribuir para sua saúde, entre em contato e agende uma consulta.


Whatsapp da loja DRA. ELIZABETH SANTANA - Oncoegenetica  (11) 98375-6230
Rua Joaquim Floriano, 533    + desta rua

FAVORITOS