topo

Parque Ibirapuera

Parque Ibirapuera

A ideia de criação do parque surge a princípio na década de 1920, com o prefeito da cidade de São Paulo José Pires do Rio, que propôs a transformação do local em um parque inspirado no Bois de Boulogne, em Paris (França), o Hyde Park, em Londres (Inglaterra) e o Central Park, em Nova Iorque (Estados Unidos). Em 1927, Manuel Lopes de Oliveira, o “Manequinho Lopes”, um apaixonado por plantas, iniciou o plantio de centenas de eucaliptos australianos com objetivo de drenar o terreno e eliminar o excesso de umidade. Após várias propostas e reformulações, é o projeto de Oscar Niemeyer e sua equipe que permanece até hoje no Parque Ibirapuera.

Com uma área de 1.584.000 m² o parque, como um todo, é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT).

Ao longo de sua história, o Parque consolidou-se como espaço destinado ao lazer e à cultura, atraindo milhares de pessoas todos os dias, seja para uma visita aos museus e exposições ou para atividades de lazer ou esportivas, como correr, caminhar, meditar, andar de bicicleta, patinar ou, simplesmente, para um banho de sol ou a contemplação.

São incríveis 314 espécies de animais que dividem espaço com milhares de usuários; a sua fauna comporta 44 borboletas, 10 peixes, nove répteis (cágados, tigres-d’água e serpentes), um anfíbio, mamíferos (incluindo morcegos e gambá-de-orelha-preta) e cerca de 200 espécies de aves. Entre estas, destacam-se: sabiás, joão-de-barro, canário-da-terra e pintassilgo, bandos de papagaios, maracanãs e periquitos. É possível observar várias espécies de beija-flores, pica-paus, pombos silvestres e papa-moscas, além de aves migratórias, algumas chegando na primavera e outras no inverno. Um grande atrativo são as aves aquáticas, tais como, as elegantes garças, socos e os graciosos marrecos e mergulhões.


  (11) 3889-6100
Whatsapp da loja Parque Ibirapuera  (11) 99594-8189
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n    + desta rua

FAVORITOS