topo

CLÍNICA PROF. DR. FILIPPO PEDRINOLA

Doutorado em endocrinologia pela FMUSP após “fellowship” no Cedars Sinai Medical Center – UCLA (University of Califórnia Los-Angeles);
Membro da “The Endocrine Society – EUA”, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM e da Associação Brasileira de Estudos sobre Obesidade – ABESO;
Há muitos anos envolvido em projetos de desenvolvimento de SPAs como consultor médico;
Certificado em medicina mente-corpo e gerenciamento do stress pela Harvard Medical School-Mind Body Institute;
Médico Corpo Clínico Hospital Albert Einstein;
Diretor Médico do Núcleo de Oncologia Integrativa da BP – MIRANTE;
Autor de vários estudos científicos publicados em revistas medicas nacionais e internacionais;
Certificado pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) e University of Texas, em Arlington (UTA);
Autor do livro ”Um Convite à saúde”, lançado em 2011 pela Editora Abril e que faz parte do projeto Emagrece Brasil junto com o Ministério da Saúde.
O que é Endocrinologia -
O diabetes é um distúrbio no qual a concentração de açúcar (glicose) no sangue encontra-se desequilibrada, isto é, elevada. As alterações que ocorrem durante a gestação tornam difícil o controle da concentração de açúcar no sangue de uma gestante diabética. O organismo da mulher grávida favorece a produção de hormônios que aumentam o açúcar no sangue, acarretando a chamada resistência à insulina, aumentando a demanda deste hormônio pelo organismo, o que, para algumas mulheres, resulta nos diabetes.
Ansiedade - Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, e outras alterações associadas à disfunção do sistema autônomo.
Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. A ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas. Dependendo do grau ou da frequência, pode se tornar patológica e acarretar muitos problemas posteriores, como o transtorno da ansiedade. Portanto, nem sempre é patológica.
Stress - O desgaste emocional pode ser mais prejudicial do que imaginamos. Quando nos mantemos sob forte pressão de estresse durante muito tempo sintomas surgem e normalmente não damos muita atenção. Porque achamos que logo vamos parar para descansar mas não fazemos . Aí no trabalho já não rendemos mais, a vontade de chorar então não passa, no trabalho já não rendemos o quanto gostaríamos e a vida parece estar muito mais difícil pra levar, mais que o sono que não passa nunca, já que só acordamos cansados.
A longo prazo adoecemos porque nos acostumamos com a tristeza, com a ansiedade e a angústia. Quando vemos já não temos vontade de sair e de socializar . Esquecemos que tudo aquilo que não resolvemos emocionalmente e nos trazem prejuízos, geram danos graves, pois somatizamos. Rever as relações conflituosas e diminuir os estressores possíveis no dia a dia é o primeiro caminho para a saúde . Depois é buscar um acompanhamento multidisciplinar para cuidar de todas as áreas envolvidas.
Mindfulness: O mindfulness, traduzido na língua portuguesa como Atenção Plena seria o estar atento ao momento presente. E não estamos? Não. Muitas vezes nos encontramos correndo e não percebendo nada a nossa volta. A mente da gente viaja entre o passado e o futuro e não nos permite conectar ao agora. Mas no momento em que conseguimos fazer esta reconexão nos relacionaremos de maneira autêntica com os que nos cercam.
Vivemos as experiências com mais intensidade e foco. Assim podemos ser presenteados com as maravilhas da vida. Ser pleno só depende da gente. Lembrem se: não mudamos os fatos, mas podemos modificar a maneira como lidamos com eles. Somos o que escolhemos ser.
Espiritualidade: Espiritualidade vai muito além da religião. É uma vivência enorme , uma consciência de que somos uma minúscula partícula de um todo, muito maior, e que na prática precisamos ter compaixão, amor e solidariedade. Quando desenvolvemos a dimensão espiritual nos tornamos mais felizes! Só que para viver de maneira feliz precisamos estar em paz com o nosso interior.
E isto só é possível quando conseguimos perceber se nossos pensamentos, emoções, crenças e sentimentos estão de acordo com nossos comportamentos. A maneira como nos relacionamos com o meio, vai ditar a nossa saúde emocional, fisiológica e espiritual.
Alimentação Saudável:
Nos dias de hoje se tornou comum a preocupação com uma dieta equilibrada e saudável. Na correria do dia a dia, muitas pessoas precisam fazer refeições fora de casa e sempre ficam em dúvida sobre o que escolher, qual a melhor hora e local para realizar tais refeições.
Para ter uma alimentação saudável e equilibrada é importante consumir diferentes tipos de alimentos, e tudo isso também pode ser feito fora de casa. Procure sempre se hidratar e não deixe de praticar atividade física.
Quando ingerimos os alimentos de forma correta nosso organismo passa a funcionar melhor, controlamos nosso humor, melhoramos nossa disposição, e com isso passamos a evitar que diversas doenças apareçam.
Se você tem dúvidas ou gostaria de melhorar ainda mais seus hábitos alimentares, nos procure. Nossa equipe terá um enorme prazer em lhe atender!



















  (11) 3078-0124
Rua Viradouro, 63    + desta rua

FAVORITOS