topo

DR. CARLOS EDUARDO DIAS - Osteopatia

Dr. Carlos Eduardo Dias - Osteopatia.
Osteopatia e Reabilitação Vestibular.
Tratamento para labirintite, VPPB, dores na coluna, dores articulares e dores musculares.
O que é Osteopatia?
A Osteopatia é uma técnica de terapia manual que busca tratar a saúde do corpo de forma integrativa. Ela se baseia na ideia de que o corpo humano é capaz de se curar e manter-se saudável, desde que todos os sistemas e estruturas estejam em equilíbrio. Por isso, o objetivo da osteopatia é restaurar o equilíbrio do corpo, eliminando as causas subjacentes dos sintomas e melhorando a sua capacidade de se curar.
A origem da Osteopatia remonta ao final do século XIX, quando o médico americano Andrew Taylor Still desenvolveu um sistema de tratamento que ele chamou de "medicina osteopática". Still acreditava que a saúde do corpo era resultado de um equilíbrio entre a estrutura do corpo e a sua função, e que a doença ocorria quando esse equilíbrio era interrompido. Ele desenvolveu uma série de técnicas manuais para restaurar esse equilíbrio, e essa abordagem evoluiu ao longo do tempo para o que hoje chamamos de osteopatia.
Tonturas e Vertigens -
Tonturas e vertigens podem ser incapacitantes, apresentando-se ocasionalmente como um leve incômodo, com perda de equilíbrio e falsa sensação de movimento ou em alguns casos, com sintomas mais fortes, como vertigens intensas (sensação de que o ambiente está girando), que podem levar a episódios de queda ou a necessidade de permanecer deitado(a).
Grande parte dos pacientes que sofrem com tonturas e vertigens tem VPPB sem saber, realizando normalmente o tratamento medicamentoso, como se estivesse tratando uma Labirintite.
Quais remédios ajudam no tratamento da VPPB?
Atualmente não existe tratamento medicamentoso para VPPB, pois nenhum é capaz de reposicionar as partículas dispersas. Como pacientes com VPPB podem sentir enjôo, apenas são orientados para fazerem uso de Dramin ou Vonau.
Tonturas raramente são sinais de algo grave, mas devido ao grande incômodo, risco de queda e ausências no trabalho, devem ser tratadas com brevidade, evitando que se torne um processo crônico ou que nos acostumemos a viver com elas.
Por serem sintomas de diversas doenças e disfunções, o diagnóstico pode ser desafiador, ocasionalmente sendo necessário um acompanhamento multidisciplinar.
Normalmente as tonturas e vertigens são causadas por distúrbios do ouvido, pescoço e ATM, porém, há possibilidade de serem causadas também por dietas (ingestão de café, açúcar, chocolate), restrições alimentares (intolerância e alergias) e por efeitos adversos de medicamentos.
No texto abaixo falaremos da principal causa de tonturas, sendo ocasionalmente diagnosticada de maneira genérica como Labirintite.
Reabilitação Vestibular Manobras de reposicionamento canalicular -
As Manobra de Reposicionamento são realizadas para o tratamento da Vertigem Posicional Paroxística Benigna (clique aqui para saber mais), uma doença do ouvido normalmente diagnosticada como Labirintite.
As manobras são realizadas após o diagnóstico ser confirmado através de testes específicos, sendo a prova mais confiável atualmente a Manobra de Dix-Hallpike. Esta manobra pode ser realizada em consultório ou durante o exame otoneurológico.
As manobras mais utilizadas para o tratamento da VPPB são:
Manobra de Epley (utilizada para o tratamento da VPPB Posterior);
Manobra de Gufoni (utilizada para o tratamento da VPPB Horizontal/Lateral);
Manobra de Lempert ou BBQ Roll (utilizada para o tratamento da VPPB Horizontal/Lateral);
Manobra de Manobra de Yacovino (utilizada para o tratamento da VPPB Anterior).
As manobras de reposicionamento podem ser a solução para tonturas e vertigens, e podem ser realizadas logo na primeira consulta.
Doenças na Colunas -
Através de diversas técnicas da Fisioterapia, podemos tratar muitas afecções da coluna vertebral.
Principais técnicas utilizadas: Osteopatia; Conceito Maitland; Método McKenzie; Mobilização Neural
Conheça as principais afecções da coluna que tratamos com técnicas específicas: Dor lombar, cervical ou torácica:
Dor ciática; Hérnia de disco; Protrusão discal;
Espondilose/Espondiloartrose; Osteoartrose; Degeneração Discal; Espondilolistese; Estenose do canal lombar; Artrite da coluna lombar; Osteofitose/Bico de papagaio;
Dor na articulação sacroilíaca.


  (11) 4935-8826
Whatsapp da loja DR. CARLOS EDUARDO DIAS - Osteopatia  (11) 95460-8062
Rua Joaquim Floriano, 413 - 9º Andar    + desta rua

FAVORITOS