topo

DR. ANDRÉ WEVER - Especialista em Quadril

Médico Assistente do Grupo de Patologias do Quadril da UNIFESP – Escola Paulista de Medicina. Prótese de Quadril - A Artroplastia Total de Quadril ou simplesmente Prótese de quadril foi considerada a cirurgia ortopédica do século passado. Os excelentes resultados aliados a um pequeno risco de complicações faz da prótese de quadril uma das cirurgias mais realizadas no mundo.
É indicada para o tratamento da Artrose de quadril ( Desgaste da cartilagem entre o fêmur e a bacia ) ou nos casos de fraturas do colo do fêmur (comum em idosos).
A prótese de quadril devolve os movimentos normais da articulação e principalmente elimina o principal sintoma da artrose : a dor.
Não existe idade máxima para a realização de uma prótese de quadril. As novas superfícies de contato aumentaram protese3muito a vida útil destes implantes de forma que pacientes cada vez mais jovens possam se beneficiar deste tipo de procedimento.
Recentemente o uso do navegador passou a ser um importante aliado do cirurgião para aumentar ainda mais os já consagrados bons resultados das próteses de quadril. Ele permite maior precisão no posicionamento dos componentes de uma artroplastia.
A recuperação da cirurgia pode ser dividida em duas fases e é normalmente muito bem tolerada pelos pacientes. Na fase inicial , o paciente é estimulado a andar com um andador (isto ocorre já no segundo ou terceiro dia depois da cirurgia) por um período que pode variar de 4 a 6 semanas. A segunda fase consiste no retorno pleno às atividades de vida diária realizadas antes do aparecimento da artrose.
Apesar dos pacientes submetidos a uma artroplastia de quadril terem uma vida normal , atividades físicas com alto impacto não são recomendadas. Aquelas consideradas de baixo impacto (natação, bicicleta estacionária ,etc) são liberadas cerca de 4 a 6 meses depois do procedimento.
Traumatologia e Ortopedia -
Muito comuns nos pacientes com idade avançada , os traumas na região do quadril representam uma verdadeira epidemia no mundo moderno. O notável avanço da medicina fez com que os pacientes pudessem viver cada vez mais e principalmente melhor
Infelizmente uma condição comum , principalmente às mulheres nesta faixa etária , é a osteoporose. Doença silenciosa que acaba por enfraquecer os ossos de forma que , às vezes , uma simples queda ao solo pode ocasionar uma fratura no fêmur.
O avanço da traumatologia ortopédica do quadril nos últimos anos acabou por diminuir muito a morbidade e consequentemente a mortalidade destas fraturas. Os dispositivos modernos apresentam uma estabilidade maior e podem ser feitos através de mini-incisões. A recuperação dos pacientes é muito mais rápida e a volta às atividades normais do dia-a-dia quase que uma certeza.
Artroscopia de Quadril -
A artroscopia de quadril é uma técnica relativamente recente na qual o cirurgião “enxerga” a articulação através de uma camera e com instrumentos delicados pode tratar algumas lesões no quadril.

A grande indicação para a artroscopia de quadril é o tratamento do impacto femoro-acetabular. Nesta condição , a cartilagem do quadril sofre um desgaste precoce devido a uma alteração anatomica entre o femur e o osso da bacia. Nos estágios iniciais pode haver a conhecida lesão do Labrum ou lábio do acetábulo (cavidade na bacia onde se encaixa o femur).
A técnica cirúrgica é minimamente invasiva e realizada através de 2 pequenos cortes na região do quadril. A recuperação da cirurgia é bastante rápida com alta hospitalar no dia seguinte ao procedimento.
A anestesia utilizada é normalmente a raquianestesia e o procediemento leva cerca de 2 horas.
Outras indicações para a artroscopia de quadril são as biópsias dos tecidos do quadril, remoção de corpos livres na articulação ou o diagnóstico de outras doenças articulares.


  (11) 3078-2828
Whatsapp da loja DR. ANDRÉ WEVER - Especialista em Quadril  (11) 98256-7722
Rua Tabapuã, 1123 - Conj.j.17/18    + desta rua

FAVORITOS