topo

CLÍNICA SABRINA BRANDÃO - Fisioterapia

Somos uma clínica de fisioterapia com ênfase na prevenção e/ou melhora de quadros álgicos
Priorizamos o bem-estar físico do paciente, elaborando tratamentos específicos e individuais de acordo com as necessidades e queixas requeridas.
Desenvolvemos um tratamento único para cada paciente, mesclando as mais modernas técnicas, e criando desta maneira propostas fisioterápicas específicas para cada caso.
Atuamos na prevenção de possíveis desordens do corpo humano e na recuperação de quadros dolorosos agudos ou crônicos previamente instalados.
O Metodo Pilates foi idealizado por Joseph Hubertus Pilates, no inicio da década de 1920 e tem como objetivo principal: unir o corpo e a mente. Este método tem como base um conceito denominado Contrologia. Segundo Pilates, Contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.
Pilates - O Pilates trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva.
A prática do Método libera também dopamina e serotonina, que são hormônios responsáveis pelo prazer e bem-estar, assim contribuindo para um melhor controle emocional de quem o pratica.
Após 18 anos de experiência, a Clinica Sabrina Brandão implantou o Método Pilates após inúmeras queixas de dor relatadas por antigos e novos pacientes, que optaram pelo Método Pilates, como atividade física (em outros locais). A questão foi levantada e a Dra Sabrina e sua equipe resolveram estudar profundamente, para tentar solucionar se tinha algo de errado no Método Pilates, para alunos portadores de alguma patologia na coluna (no corpo em geral) ou se o Instrutor não estava conseguindo ter um olhar individual para o quadro clinico de cada paciente.
Coluna - A coluna vertebral é normalmente formada por 33 vértebras e, às vezes por 32 ou até 34 vértebras, que são ligadas entre si por dois tipos diferentes de articulações: uma entre cada vértebra, os discos intervertebrais na região anterior, e duas menores atrás, por um duplo par de facetas interarticulares posteriormente (articulação facetária).
Os discos intervertebrais desempenham a função de amortecedores e proporcionam a mobilidade necessária à nossa locomoção.
Ao centro do disco intervertebral encontra-se o núcleo pulposo. O núcleo pulposo é muito mais rígido do que o disco e tem a tendência de “tentar fugir”. Quem impede esta “fuga” são os anéis fibrosos. Caso estes anéis venham a ser danificados, o núcleo fica instável e pode “fugir”. Esta “fuga” é chamada de hérnia de disco. A hérnia de disco pode acontecer entre qualquer uma das vértebras, porém é mais frequente na região lombar.
A agressão sobre o disco intervertebral se faz de duas maneiras: direta, através de batidas, acidentes que podem afetar a estrutura física do disco formando fissuras, e indireta, através dos músculos, nos movimentos de levantamento de peso, torção e estiramento da coluna.
É na coluna cervical ( C5 a C7), e na coluna lombar (L4 a S1), que ocorrem a maioria dos problemas, pois são regiões de maior movimentação e sustentação, causando maior desgaste pelo uso.
Quando vista de frente, a coluna vertebral é reta. Já observada de lado, apresenta quatro curvaturas, assim chamadas: a lordose cervical (localizada no pescoço), a cifose torácica (ao nível das costelas), a lordose lombar (ao nível do abdômen) e por fim a cifose sacrococcígea (ao nível do sacro e do cóccix).
O aumento ou a diminuição destas curvas vertebrais podem vir a representar quadros patológicos.
Ilustração da Coluna VertebralOs músculos moldam as curvaturas da coluna e tem papel importante na gênese da dor na coluna.
O canal vertebral segue as diferentes curvas da coluna vertebral.
As curvaturas, assim como as vértebras, discos intervertebrais e todos os componentes musculares e cartilaginosos possibilitam os movimentos de flexão, extensão, inclinação lateral e rotação do seu corpo, além de manter a postura ereta contra a gravidade, suportando e estabilizando a coluna como um todo, exatamente, como se fosse um eixo central.
Por isso, a importância de se manter diariamente numa boa postura. As curvaturas podem ser influenciadas pela hereditariedade, condições patológicas, estado mental do indivíduo e pelas forças externas às quais a coluna está sujeita habitualmente. E podem ser deformadas quando a estrutura vertebral é submetida à ação de forças assimétricas, tais como passar muitas horas sentado de forma incorreta, usando uma cadeira não apropriada, ou ainda praticar exercícios físicos sem o acompanhamento de um profissional.
O ataque agudo de uma dor na coluna é sinal de que algo não vai bem e, na maioria das ocorrências, diz respeito a problemas posturais.
Passado o episódio agudo, deve-se tratar os problemas posturais levando-se em consideração todos os ambientes e situações diárias do paciente, que deverá incorporar estas novas posturas para o resto de sua vida.
Ilustração da Coluna Vertebral em situações diárias. Muitos casos de dor nas costas podem ser provocados por tensões nos músculos e ligamentos que sustentam a espinha vertebral. Trabalhos e estilos de vida sedentários predispõem a este tipo de tensão. A obesidade, que sobrecarrega o peso sobre a coluna vertebral e pressiona os discos, é outro fator desencadeante. Os esportes fortes e a ginástica também podem tornar-se arriscados.
Sua coluna precisa de sua ajuda para manter-se alinhada, porque o seu sistema nervoso central é protegido por ela e só trabalha regularmente se estiver livre de interferências.
A posição sentada sem a postura adequada é danosa para a musculatura, representando uma sobrecarga de esforço que resulta em dor por estiramento muscular, e em cansaço por diminuição da circulação interna do músculo.
Além de evitar patologias mais severas, o bom hábito de ter a postura correta, fará com que você mantenha-se sem dor e mais feliz, podendo ter uma vida saudável por muitos anos, tranquilamente.
Quem orienta o tratamento é o medico, mas quem deve tratar da sua coluna é você. Pense nisto e inicie um tratamento específico.
Técnicas Utilizadas - Todo tratamento é desenhado segundo a recomendação medica e as necessidades específicas de cada um dos indivíduos. Assim sendo, para cada paciente é estabelecido um tratamento que levará em consideração não só o quadro clínico apresentado como também sua atividade profissional, a rotina das suas atividades diárias, suas necessidades, dificuldades, avaliação postural e da sintomatologia.
Na maioria dos casos, chega-se a um plano de tratamento que contempla uma somatória das diversas técnicas conhecidas e praticadas (estudadas). Não acreditamos que haja uma única técnica ideal, mas sim, condutas específicas para cada caso clínico observado. A correta aplicação e combinação dessas técnicas um dos principais fatores de sucesso do tratamento.
É fundamental ressaltar que o sucesso de qualquer tratamento, no controle de um quadro álgico, depende do diagnóstico correto e do “desenho” adequado e integrado das várias terapias a serem ministradas. A clinica Sabrina Brandão com mais de uma década de experiência, possui um largo histórico de precisão nos diagnósticos, decorrência do profundo estudo de cada um dos casos e da formulação eficaz do plano de tratamento ideal para cada paciente, notadamente quanto à dosagem e a intensidade adequada de cada técnica empregada.
Consideramos que qualquer técnica de tratamento postural deve obrigatoriamente levar em consideração as atividades diárias do paciente e priorizamos a orientação e correção das posturas ideais nas atividades diárias de cada paciente, condição indispensável.
A integração dos diversos procedimentos e técnicas fisioterápicas combinados com tratamentos complementares, conduzidos sob a mesma supervisão, contribuem significativamente para a rapidez da cura e a satisfação do paciente.
O tratamento preventivo, através de recomendações específicas para cada caso, previne e minimiza o risco de dores ocasionadas pela utilização inadequada dos ossos e das articulações, melhorando assim a qualidade de vida do paciente.
Conheça abaixo os tipos de fisioterapia que existem e que podem ajudar você!
Fisioterapia Ortopédica -
Fisioterapia específica para a prevenção dos distúrbios osteomusculares (em ossos e músculos), para o tratamentos de quadros álgicos previamente instalados e para a manutenção das posturas corretas.
Fisioterapia Estética - (Drenagem Linfática e Massagem Modeladora Manual).
Fisioterapia voltada para o bem-estar físico. Visa melhorar e normalizar a circulação linfática, responsável pela “limpeza” das substâncias em excesso no nosso organismo, e “moldar” o corpo, levando em conta os desejos e aspirações de cada paciente, através da massagem modeladora manual.
Fisioterapia Gestacional e Drenagem Linfática -
A gestação é um período de intensas adaptações onde todo organismo feminino se modifica para proporcionar ao feto o máximo de desenvolvimento e independência.
O edema (inchaço), embora seja considerado uma adaptação fisiológica da gestação, provoca inúmeros desconfortos relatados por um grande número de gestantes, como parestesias, diminuição de amplitude de movimento e consequente dificuldades nas atividades de vida diárias.
A drenagem linfática manual especializada para gestantes mostra-se muito eficaz na melhora dos desconfortos proporcionados pelo inchaço na gravidez.
Outra situação comumente vista no período gestacional são as dores nas regiões da coluna. A Clínica Sabrina Brandão desenvolve técnicas e condutas adequadas para cuidar de você e do seu bebê, melhorando a sua dor e preparando o seu corpo para um período gestacional e pós-gestacional tranqüilo, feliz e sem dor.
Fisioterapia Uro-Ginecológica -
Fisioterapia específica para prevenção de fraqueza da musculatura do assoalho pélvico, tratamento das consequências da negligencia desta musculatura e a manutenção de uma musculatura devidamente treinada.
Fisioterapia Domiciliar -
Fisioterapia ideal para pessoas que priorizam um tratamento fisioterápico de qualidade na comodidade da sua residência, seja por opção ou por impossibilidade de deslocamento.


  (11) 3368-7069
Rua Tabapuã, 821 - Conj. 56    + desta rua

FAVORITOS