topo

CARTÓRIO BLASCO - 30º Tabelião De Notas

O Cartório Blasco - 30º Tabelião de Notas, é o primeiro totalmente digital do mundo.
Reconhecimento de firma visa à vincular uma assinatura a uma pessoa, evitando fraudes ou denegação da autoria de um documento.
No Brasil, em razão de o preço do reconhecimento de firma ser módico, o uso deste serviço popularizou-se nas últimas décadas, já que funciona como um seguro extremamente barato (p.ex., na venda de um automóvel, o custo para o reconhecimento de firma é de R$20,40 no Brasil - em outros lugares do mundo, é exigido um seguro na transferência, que pode chegar ou mesmo ultrapassar 2% do valor da negociação).
A depender da findabilidade do reconhecimento de firma, existem duas espécies: (1) o reconhecimento de firma por autenticidade e (2) o reconhecimento de firma por semelhança.
O reconhecimento de firma por autenticidade tem como função principal identificar a presença de uma pessoa e, em seguida, que foi observado que ele efetivamente assinou um documento. Este tipo de reconhecimento de firma é muito mais seguro, por exemplo, do que o uso de alguns tipos de senhas eletrônicas ou certificados digitais (que não comprovam quem efetivamente assinou um ato, nem se, naquele momento, a pessoa estava lúcida e ciente do que estava fazendo).
O reconhecimento de firma por semelhança é mais simples e visa apenas a verificar se uma assinatura já feita apresenta indícios de ser de uma determinada pessoa, em razão da semelhança entre a assinatura lançada em determinado documento e a assinatura anteriormente registrada em cartório por ela.
A materialização é o processo de geração de um documento eletrônico a partir de um documento físico, por meio de autenticação notarial.
Já a desmaterialização é o processo contrário, isto é, de geração de um documento físico a partir de um documento eletrônico, por meio de autenticação notarial.
Desse modo, o que se visa com a materialização e a desmaterialização é alterar o meio de existência de um documento, com a garantia estatal da veracidade da reprodução realizada, por meio da autenticação notarial.
A materialização e a desmaterialização foram criadas pelo Provimento CGJ-SP n. 22/2013, do Tribunal de Justiça de São Paulo.
O que é renovação de procuração?
No dia a dia, existem dois sentidos para a expressão "renovação de procuração".
Em sentido mais adequado, "renovação de procuração" é o ato de fazer uma nova procuração, em que os outorgantes precisaram assinar de novo o ato. Renovada a procuração, haverá uma nova procuração, com data atual.
Por outro lado, é comum se confundir o termo "renovar procuração", com a possibilidade de obtenção de uma certidão atualizada de uma procuração antiga. A certidão atualizada de uma procuração muitas vezes não surtirá efeitos.
Tire suas dúvidas. Para renovar uma procuração, sem alterações substanciais, clique em avançar. Caso queira fazer alterações maiores na procuração, clique aqui.


  (11) 3881-5050
Whatsapp da loja CARTÓRIO BLASCO - 30º Tabelião De Notas  (11) 3881-5050
Av. Cidade Jardim, 377 - Edifício Saint-James Park   + desta rua

FAVORITOS